Dízimo.png
sou_dizimista_1.jpg

Sou dizimista porque tenho consciência de que se não fizer a minha parte, outros não a farão por mim. Cada um tem a responsabilidade, como batizado, e ninguém pode substituí-lo. Se não participo meu lugar fica vazio.

sou_dizimista_2.jpg

Sou dizimista porque contribuo para manutenção de nossas obras sociais caritativas e na compra do que é necessário para as celebrações: livros litúrgicos, velas, objetos para o altar, subsídios, cadeiras, vestimentas, e muito mais. Nada disso cai do céu milagrosamente, é tudo adquirido pela comunidade através do dízimo.

sou_dizimista_3.jpg

Sou dizimista porque contribuo na arrumação e na limpeza da igreja, seja para construí-la, seja para conservá-la ou ampliá-la. É a minha casa na fé, e por ela somos todos responsáveis.

O que é o dízimo e para que serve?

É um dom de Deus. Um ato de amor ao próximo e à comunidade, mediante uma devolução voluntária e periódica.

Tudo que tenho vem de Deus. Se hoje tenho um emprego ou uma outra fonte de renda, foi graças ao Bom Deus. Por isso devolvo a Ele uma parte do que ganho.

O dízimo serve em primeiro lugar para formar em nós um coração dócil, generoso e amável. Em segundo lugar para cumprir os compromissos de manutenção da nossa comunidade, como por exemplo as despesas da comunidade, material catequético, impressos, luz, água, sanitários, impostos, etc. (1Cor 9,4-14)

Ao tornar-se dizimista, você participa ativamente da vida da sua paróquia e contribui para manter a comunidade viva e dinâmica, sustentando atividades pastorais, sociais e espirituais.

sou_dizimista_4.jpg

Sou dizimista porque sou grato a Deus pela Sua presença em minha vida e na vida de minha família. Ao contribuir com o pouco do muito que Ele me oferece, devolvo o dízimo.

A minha devolução é sinal da minha convicção de que tudo pertence a Ele, a quem não cesso de agradecer e bendizer.

Qual a aplicação do dízimo?

dimensao_missionaria.jpg

O dízimo possui uma dimensão missionária, permitindo que a Igreja exerça sua missão de evangelizar.

dimensao_religiosa.jpg

Também possui uma dimensão religiosa, que tem a ver com a relação do cristão com Deus. 

dimensao_social.jpg

A última dimensão do dízimo é a social, que se manifesta no cuidado com os pobres por parte da comunidade.

Onde devo fazer a contribuição do dízimo?

Para a comunidade à qual pertenço. É nela que nossos filhos são catequizados e celebramos os sacramentos assistidos por um padre. É nela que nossos familiares recebem a unção dos enfermos. É a minha comunidade que construiu lugares para celebrar a minha fé. (Dt 12,11-14; 14,28)

Quem deve devolver o dízimo?

Todo cristão consciente do valor de ser membro de uma comunidade de amor e fé em Jesus Cristo. Todos que se sentirem gratos a Deus pelo dom da vida. (Dt 26,12-13)

Tem diferença entre dízimo, oferta e doação?

Tem sim. A oferta e a doação são contribuições espontâneas entregues sob a forma financeira ou de serviços. A doação difere da oferta porque é repassada à igreja em bens materiais e para atender necessidades desta ou em face de bençãos recebidas.

quanto_devo_dar.jpg

O quinto mandamento da Igreja diz: "O quinto preceito («prover as necessidades da Igreja, segundo os legítimos usos e costumes e as determinações») aponta ainda aos fiéis a obrigação de prover, às necessidades materiais da Igreja consoante as possibilidades de cada um."

Portanto, devemos dar segundo o quinto mandamento da igreja. A paróquia leva em consideração a situação social de seus cristãos. (2Cor 9,6-9)

Recebo só o salário mínimo. Devo devolver o dízimo?

Dízimo é um ato de liberdade. Jesus disse: "dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus." (Mt22, 15-21) Não importa o quanto, Importa dar com alegria de coração. Jesus se alegra com a oferta da viúva, não pelo valor, mas pela alegria e o amor revelados. (Lc 21,4)

mandamentos_dizimo.png

1 - Sou dizimista porque amo a Deus e amo ao meu próximo.

Partilho, com alegria, conforme manda meu coração, seguindo as palavras de São Paulo. (2Cor 9,7)

6 - Sou dizimista porque o ato de partilhar mata o meu egoísmo.

""Insensato, hoje morrerás. De que valeu ter acumulado tantos tesouros? (Lc 12,16-21) "O amor cobre uma multidão de pecados." (1PD 4,8)

2 - Sou dizimista porque reconheço tudo o que recebo de Deus.

Senhor é meu pastor, nada me faltará. (Sl 23) "Que tens tu que não tenhas recebido?" (1Cor 4,7)

7 - Sou dizimista porque creio na vida cristã em comunidade.

"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei com eles." (Mt 18,20)

3 - Sou dizimista porque minha gratidão a Deus me leva a devolver um pouco do muito que recebo.

"Não foram dez os curados? Onde estão os outros nove? Só um voltou para dar glória a Deus?" (Lc 17,11-19)

8 - Sou dizimista porque Deus, o único pai rico, não quer ninguém passando necessidade.

Tudo que fizeste a um dos meus irmãos mais pequenos, a mim o fizestes. (Mt 25,40)

4 - Sou dizimista porque aceito como palavra de Deus o que leio na Bíblia, e sei que o dízimo é uma fonte de bençãos.

"Trazei o dízimo integral ao templo para que haja alimento em minha casa." (Ml 3,10) "Esta pobre viúva deu muito mais que todos os outros." (Lc 21,1-4 e Mc 12,41-44)

9 - Sou dizimista porque gosto de viver em liberdade e alegria, celebrando, desde já, a vida plena.

"Vou preparar-vos um lugar." (Jo 12,1-5)

"Vinde, benditos de meu Pai..." (Mt 25,34)

5 - Sou dizimista porque creio e confio em Deus Pai; minha contribuição é prova de fé e confiança.

"Olhai as aves do céu, olhai os lírios do campo!"  "muito mais o Pai cuidará de vós." (Mt 6,25-31)

10 - Sou dizimista porque quero ver a minha comunidade crescer e minha igreja testemunhar o evengelho de Jesus no mundo inteiro.

"Ide por toda a terra, pregai a boa nova e batizai a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." (Nt 28,15-20 e Mc 16,15-16)

Ainda ficou com alguma dúvida ou questionamento? Procure a Pastoral do Dízimo na igreja. Durante as missas nos finais de semana a Pastoral do Dízimo tem um agente de plantão, pronto para te responder.